Cá estou a morar (há quase 7 meses!) num apartamento de um bloco em uma certa superquadra da Asa Norte, na capital federal. Sozinho – ou, melhor dizendo, dividindo o apê. Quite some change pra quem, até tempo atrás, estava acostumado a ter as cuecas lavadas pela mãe.
Aliás, apartamento que é um pouco do reflexo do que é a população de Brasília: um colombiano (não, ele não vende dorgas), um sul-matogrossense, eu - o paulista - , e um brasiliense nato.
Mas, mudemos um pouco o assunto do post: falemos da cidade.
Brasília é uma cidade estranha, com um povo talvez meio estranho, com uma organização também estranha; o Distrito Federal é um lugar estranho.
A estranheza começa pela cidade em si: suas inúmeras siglas e endereços inspirados por Descartes. Eu morava numa rua, num bairro – hoje moro num bloco de uma quadra (SQN 314). Sigla (indicando o que cada coisa/setor é) tem pra dar e vender: SQN/SQS, SHS, SBS, SDN, SIG, SCN, SCS, CLN, SEPN, SMU... também não faltam brasilienses que não sabem o que significam algumas delas. Acredito que isto se enraizou tão fortemente na cultura local que Brasília também é conhecida por muitos pela sigla "BSB", que é o código IATA do aeroporto daqui (Juscelino Kubitschek).
a.k.a. SQN 314 |
Calçada na SQN 315 |
Algo que realmente gosto aqui é a organização causada pelo planejamento da cidade. Tudo no seu devido lugar: comércio no lugar de comércio, residência no lugar de residência – embora exceções à regra existam. Uma coisa que acho bem pensada é a "rua" comercial que existe entre as quadras, a cada duas delas.
Fato estranho: o DF te dá um senso de distância meio distorcido: embora tudo pareça perto, tudo fica longe. Parece um "pulo" da rodoviária (que fica bem no meio da cidade) até o Congresso Nacional, mas tem 2 km de distância (e muitos blocos dos ministérios) até lá.
Brasília também tem lá seus problemas: transporte público e preços em geral são dois deles. Ônibus? Muitas vezes são velhos, desconfortáveis e lotados até não caber mais (oi, Planaltinas!). Metrô? Duas linhas que vão só pro sul - e nenhuma delas na Asa Norte, porque o metrô não presta nem pra atender a população inteira do Plano Piloto, só a Asa Sul.
Ônibus com assento quebrado - era um "Grande Circular" |
Arquitetural e urbanisticamente, Brasília é, ao mesmo tempo, admirável e repudiável. As quadras seguem, todas, praticamente o mesmo esquema. A oeste do Eixão, as superquadras 100 e 300, todas com seus prédios de 6 andares, as 700 com seus comércios (na Asa Norte) e casas. A leste do Eixo Rodoviário, as 200 seguindo o esquema das 100 e 300 com prédios de 6 andares e as 400, com seus prédios menores, de 3 andares, no máximo. Regra geral (não seguida em algumas 400 da Asa Sul) para os prédios é o pilotis: prédios devem "flutuar" e dar passagem livre aos pedestres (embora nem sempre isto aconteça). Critico um pouco o limite dos edifícios em 6 andares. Dada a demanda imobiliária, poderiam ser maiores... mas divago. Embora tamanha organização seja até boa, há o lado ruim disso tudo: a urbanização da cidade é segregacionista. À exceção dos mendigos nas ruas, não existe pobre no Plano Piloto. E as cidades-satélites, onde, em geral, classes mais baixas moram, com algumas exceções, ficam longe. Isto acaba criando uma estrutura segregacionista, que por sua vez causa problemas de trânsito e planejamento urbano, já que muitos moradores de cidades-satélite têm seu emprego no Plano Piloto e necessitam de transporte.
No mais, Brasília é um ótimo lugar. Não garanto que diria o mesmo se morasse em outro local no Distrito Federal, mas, sob o ponto de vista de um paulista morador do Plano Piloto, não tenho muito do que reclamar da cidade projetada por Lúcio Costa.
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Este post era pra ter saído há séculos...
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