5 de out. de 2008

Dicas sobre o GMail

Vou passar aqui duas dicas sobre recursos do GMail que nem todo mundo conhece - às vezes, nem mesmo usuários experientes. (né, Allan?)

username+qualquercoisa@gmail.com
No GMail você pode adicionar +algumtexto no final do seu nome de usuário. As mensagens chegam normalmente na sua Caixa de Entrada.

Exemplo:
nomedeusuario+trabalho@gmail.com
nomedeusuario+cadastro1@gmail.com
Isso é duplamente útil.
Utilidade 1: No caso de +trabalho (ou qualquer outra coisa) você poderia criar um filtro que colocasse uma tag (etiqueta, marcador... whatever) "trabalho", "coisas do trabalho" automaticamente ao receber um e-mail enviado ao endereço com +trabalho. É utilíssimo para organizar e-mails.

Utilidade 2: Cadastros. Não que isso vá diminuir spam, mas você ao menos saberá quem repassou seu e-mail indevidamente. Caso receba um spam com +cadastro1 (ou qualquer outra coisa que tenha utilizado em um cadastro uma só vez), você saberá qual site divulgou seu e-mail a spammers.
É só pesquisar "to:nomedeusuario+cadastro1" (ou a "anotação" utilizada) e ver onde usou o endereço, já que geralmente sites requerem uma confirmação ou notificam o cadastro por e-mail.

u.ser.na.me@gmail.com
Não tem tanta utilidade, mas é bom pra quem nunca lembra direito o e-mail do destinatário. Tanto faz a pontuação ou a quantia (ou ausência) de pontos.
Faltou ou colocou pontos a mais? Não importa: o e-mail vai chegar ao destinatário.

E essas são as dicas sobre o melhor serviço de e-mail EVER. Na minha opinião, claro.

Um comentário:

Escreve que eu te leio. Tens o privilégio do anonimato, mas seu comentário está sujeito ao modo Médici de moderação.